Vem descobrir um dos ancestrais sistemas defensivos regionais de Portugal, que integraram a Linha Defensiva do Mondego medieval.
Esta rota de todo o terreno turístico, explora o património medieval que fez parte da Linha Defensiva do Mondego, após a reconquista de Coimbra aos muçulmanos, em 1064, liderada por Fernando Magno, rei de Leão e Castela.
Depois da reconquista, os novos territórios foram entregues a um governador de origem moçárabe, de nome Sesnando Davides. O Alvazil vai criar uma linha defensiva para a cidade fazendo a construção de uma rede de fortificações capaz de suportar as investidas muçulmanas e de funcionar como guarda avançada de Coimbra.
A importância estratégica deste sistema de defesa dura cerca de 80 anos e é mantida por D. Afonso Henriques e por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários.
Vem conhecer estes territórios e monumentos, provar a sua gastronomia, e percorrer em todo o terreno, locais e caminhos antigos cheios de histórias que nos levam a tempos medievais.